“Todo o Israel será salvo”: uma meditação de sexta-feira santa sobre por que o povo judeu não é culpado pela morte de Jesus

jasmin-staab-WXrX26JJWRk-unsplash

Talvez você tenha tido o privilégio de assistir a uma refeição pascal preparada pelos judeus para Jesus. Mostram como o simbolismo da Páscoa se cumpre em Jesus Cristo. Claro, os judeus messiânicos – judeus que acreditam em Jesus como o Messias – são uma pequena minoria de todos os judeus que vivem hoje. Como nos dias do apóstolo Paulo, hoje a maioria dos judeus rejeita seu próprio Messias. Paulo luta com essa realidade angustiante em Romanos 9-11.

Se você for à internet e procurar por Jesus como nosso Cordeiro Pascal, você pode se deparar com um site de uma organização chamada “Judeus pelo Judaísmo”, que é uma organização bastante estridente que se esforça para combater organizações messiânicas como Judeus por Jesus. Eles afirmam que Jesus não é o Cordeiro Pascal e que os cristãos estão sequestrando suas Escrituras ao afirmar que ele é.

Essa afirmação tem ecoado por muitos teólogos liberais e intérpretes bíblicos e tornou-se moda nos últimos 75 anos afirmar que o povo judeu não precisa ouvir o evangelho porque pode ser salvo sem crer em Cristo. (Isso às vezes é chamado de “teologia de duas alianças”). Também é comum ouvir que os cristãos precisam se arrepender da perseguição aos judeus ao longo da história da cristandade. Afirmar que o povo judeu precisa acreditar no Messias judeu é considerado supersessionismo, que é a ideia de que o Israel do Antigo Testamento foi posto de lado em favor de uma Igreja gentia no plano de Deus.

Certamente é verdade que a perseguição cristã aos judeus nos últimos dois milênios é algo sombrio e maligno e que devemos nos arrepender disso. Não é certo, entretanto, ir tão longe a ponto de inferir que os apóstolos estavam errados ao supor que o povo judeu não precisa do Evangelho do Messias. A “grande tristeza e incessante angústia” (Romanos 9:2) que Paulo sentiu sobre a rejeição do Messias de Israel pela maioria dos judeus em seus dias estava enraizada na tradição profética de Israel que lamenta a desobediência de Israel e a sua recusa em crer na provisão do Senhor.

Quando, por exemplo, Isaías escreve um lamento sobre a vindoura desolação do exílio em Isaías 6:11-12, ele também inclui uma palavra de esperança sobre a “semente santa” (Is 6:13). Isaías pregou o julgamento a curto e médio prazo junto com a esperança a longo prazo. Paulo faz o mesmo com sua fala de um mistério em que um endurecimento espiritual veio sobre Israel até que a plenitude dos gentios tenha entrado (Rm 11:25). O que exatamente ele quer dizer com sua declaração de que “todo o Israel será salvo” (Rm 11:27) tem sido debatido por muito tempo. Mas certamente não é tão simples como dizer que Israel foi posto de lado e uma igreja gentia tomou seu lugar. Nem pode ser que os judeus não precisem acreditar no Messias Jesus. Nem o supersessionismo nem a teologia dos dois pactos têm nuances suficientes para expressar o mistério aqui, que é escatológico.

Em 1 Coríntios 5:7b, o apóstolo Paulo escreve:

“Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Celebremos, portanto, a festa”.

Paulo e os outros apóstolos judeus defenderam uma interpretação messiânica da vida e obra de Jesus e muitos judeus do primeiro século, tanto em Jerusalém quanto na Diáspora, concordaram com ele.

  • Atos 2:41 nos diz que no dia de Pentecostes cerca de 3.000 almas foram batizadas após o sermão de Pedro.
  • Atos 2:46 nos diz que o Senhor aumentava o número deles diariamente.
  • Atos 6:47 nos diz que “a Palavra de Deus crescia, e o número dos discípulos se multiplicava grandemente em Jerusalém, e muitos sacerdotes obedeciam à fé”.
  • A pregação dos apóstolos de que Jesus é o Messias dividiu a nação judaica em duas, com alguns crendo e alguns rejeitando-o.
  • Atos 13 deixa claro que Paulo continuou a priorizar a pregação das boas novas aos judeus em todas as cidades que visitou em suas viagens missionárias.
  • Romanos 9-11 mostra sua angústia sobre a contínua rejeição do Messias pela maioria do povo judeu e sua esperança de que algum dia isso mudaria.

O que tudo isso significa é que o cristianismo primitivo surgiu como um grupo dentro de Israel formado por judeus que então pregaram primeiro a outros judeus e depois aos gentios. Todos os primeiros discípulos de Jesus eram judeus. Todos aqueles que receberam a Grande Comissão eram judeus. Todos os escritores do NT eram judeus (exceto Lucas, que escreveu sob a autoridade de Paulo).

Quando dizemos que Cristo é nosso Cordeiro pascal, não é uma questão de os gentios se apropriarem das Escrituras Hebraicas. É, ao contrário, gentios escolhendo acreditar em um grupo de judeus em vez de outro grupo de judeus.

É importante notar isso porque os cristãos às vezes usam a ideia de que os judeus foram os responsáveis ​​pela morte de Cristo como desculpa para perseguir os judeus em geral. É verdade que os Evangelhos nos dizem que quando Jesus foi levado perante Pilatos, os líderes judeus estavam tentando matá-lo, e a multidão gritou: “Seja crucificado!” (Mateus 27:22-23) Não há dúvida de que os líderes judeus eram inimigos de Jesus, assim como seus ancestrais haviam sido inimigos de Amós, Isaías, Jeremias e outros profetas. E não há dúvida de que a multidão clamava por sua morte e preferia Barrabás.

No entanto, temos que equilibrar esses fatos com o fato de que pelo menos dois membros do Sinédrio, Nicodemos e José de Arimateia, eram crentes secretos em Jesus e foram pedir a Pilatos o corpo de Jesus para que pudessem enterrá-lo com honra. Além disso, Jesus tinha um núcleo de fiéis seguidores judeus, e vemos milhares de outros judeus chegando à fé imediatamente após a Ascensão, como acabamos de observar no livro de Atos.

Na Sexta-feira Santa, é importante dizer claramente que os judeus, como povo, não são coletivamente responsáveis ​​pela morte de Jesus, exceto no mesmo sentido em que todos nós somos responsáveis ​​por pecar e, portanto, tornar necessário que ele morra. O império romano, representando as nações gentias, e o judeu Sandredin, representando a nação judaica, são ambos igualmente culpados de rejeitar o Messias de Deus. O ponto é que “todos pecaram”, como Paulo argumenta nos três primeiros capítulos da Carta aos Romanos. O povo judeu não é responsável pela morte de Cristo no sentido de que não é o único responsável. Eles são responsáveis ​​apenas no mesmo sentido em que todos nós somos responsáveis.

Assim, os gentios perseguirem os judeus com farisaísmo com base no fato de que os judeus são os únicos responsáveis ​​pela morte de Cristo é um erro teológico exacerbado com farisaísmo e constitui uma injustiça grosseira. Mesmo o fato de que os judeus centenas de anos após a primeira vinda do Messias persistem em rejeitá-lo não os torna culpados de nada. Na pior das hipóteses, eles são como a maioria dos gentios incrédulos. No entanto, há mais na história do que isso. As palavras de Paulo em Romanos 9:4-5 devem tornar impossível esquecer a dívida que nós, cristãos gentios, temos com Israel. Pois eles não têm “a adoção, a glória, os convênios, a concessão da lei, a adoração e as promessas”? (Rm 9:4)

Israel ocupa um lugar único no mundo e não pode ser reduzido ao mal demoníaco ou tratado como uma exceção aos efeitos negativos do pecado na humanidade caída. A perseguição ao povo judeu é uma mancha na cristandade, e nos arrependemos com razão dos ataques passados ​​aos judeus, discriminação contra eles e leis injustas a respeito deles. Mas nosso amor e respeito por Israel não se baseia em vê-los como não caídos e sem necessidade de justificação, redenção e propiciação como todos os outros.

Devemos imitar o exemplo do rabino judeu Paulo e ansiar fervorosamente pelo dia em que o povo de Israel acreditará por sua própria vontade no Messias judeu Jesus. Mas, como demonstrou o movimento judeu messiânico do último meio século, isso não implica que eles se tornem gentios ou mesmo se juntem a igrejas e abandonem a sinagoga. Significa que eles se tornam ainda mais judeus do que eram antes, não menos.

Nesse ínterim, como Paulo ensina, o caminho foi aberto para a reunião das nações no Messias e por isso somos profundamente gratos. Somos como brotos de oliveira brava enxertados na árvore de Israel. (Romanos 11:17ss) Como poderíamos odiar Israel? Pelo contrário, ansiamos pelo dia em que adoraremos o Messias Jesus juntos. E a paciência escatológica caracteriza nossa atitude nesse meio tempo.

Ao longo dos últimos dois mil anos, muitos judeus temeram os cristãos e foram perseguidos, roubados, mortos ou exilados simplesmente por serem judeus. Isso é uma vergonha e uma desgraça para o nome de Cristo. Quando dizemos que Cristo é o cumprimento do Antigo Testamento, não queremos dizer que Deus rejeitou o povo judeu para sempre. Queremos dizer que adotamos a fé do povo de Deus e cremos no evangelho trazido a nós pelos judeus messiânicos que escreveram o Novo Testamento – os judeus que acreditam em Jesus como o Messias prometido no Antigo Testamento.

Tradução: Luis H. de Paula

Fonte: Credomag

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *